segunda-feira, 14 de maio de 2012

Debate "Cursos Superiores de Tecnologia e Concursos Públicos"

       
Clique na foto para ampliar.

         No dia 10 de maio de 2012 no auditório do Bloco 9, as 21 horas,  estiveram reunidos/as em Assembléia Geral os/as acadêmicos/as de Gestão Publica do IFTO para debater as seguintes pautas:  Retificação do Edital do Concurso do Quadro Geral do Estado do Tocantins de maio de 2012, e a criação do Centro Acadêmico do de Gestão Publica. A Assembléia teve inicio com as falas de acadêmicos e professores do curso, que enfatizaram a necessidade da organização para defender a carreira de Gestor Publico, e também destacaram que é importante buscar o dialogo com as diversas instâncias para tratar sobre o tema da retificação do edital do concurso, destacaram ainda que quando a carreira de Gestor Publico foi criada no estado, o curso de Gestão Publica ainda não existia no IFTO e que por isso devemos continuar mobilizados para sermos reconhecidos.

         O  representante do Conselho Regional de Administração – CRA  Renato Jaime  que informou que o CRA ingressou com uma ação administrativa solicitando a inclusão do Tecnólogos em Gestão Publica no edital, explanou sobre o mercado de trabalho e como o gestor publico deve buscar seu espaço.

         Durante o debate com todos os presentes foram feitos questionamentos a respeito de porque a carreira de Gestor Público não ter um perfil definido no Edital e o representante do CRA informou que isso não tem relevância, uma vez que os mais preparados para assumir o cargo seria o Tecnólogo em Gestão Publica, foi manifestado também que o CRA não tem tido uma postura firme na defesa do Curso.  Após outros questionamentos o representante do CRA aconselhou aos acadêmicos procurarem o Ministério Publico Estadual para intermediar as conversas com o governo e até mesmo ingressar com ação judicial.

                Foi foi formada uma comissão com 6 acadêmicos: Kétia Patricia Freire, Thallyta Teixeira Silva, Aldo Morais, Valteir Antonio, Vinicius Albernaz e Mário José dos Santos, o representante do CRA  Renato Jaime se comprometeu a integrar a Comissão.


            Os acadêmicos reiteraram a proposição de criar o Centro Acadêmico de Gestão Publica mais que em função do adiantado da hora,  o Estatuto será passado em cada turma separadamente para ser lido e aprovado e assim que for terminado esse processo esta mesma comissão de estudantes farão o edital convocando as eleições para a Diretoria do Centro Acadêmico.

(Texto do colega Mário José)

Um comentário:

  1. Parabêns pelo Blog Companheiro Marlon! É uma ferramenta muito importante. Com certeza irei contribuir para o bom divulgamento das ações voltadas para a Gestão Pública. Abraço e Sucesso nessa empreitada!

    ResponderExcluir